domingo, 5 de agosto de 2012

Homossexualidade e Espiritismo

HOMOSSEXUALIDADE COMO EXPRESSÃO DA DIVERSIDADE HUMANA. NORMAL OU ANORMAL?

 

O Espírito, expressão da Chama Divina, em sua jornada evolutiva, manifesta-se de diferentes formas visando aprender e ascender espiritualmente. Seu corpo espiritual, ou perispírito, veículo de manifestação na dimensão de origem,  permite-lhe relacionar-se de diferentes formas dada sua plasticidade e suscetibilidade ao pensamento. Quando envolvido pelo corpo físico, o Espírito experimenta limitações em função da rigidez cromossômica que lhe caracteriza a formação. Em face disso, a vivência de sua sexualidade encontra obstáculos para que se manifeste plenamente. A sexualidade humana é a dimensão que capacitou o espírito a constituir sua afetividade. Sem ela, não conseguiria o Espírito experimentar as demonstrações de carinho e amor de que tem sido capaz nas suas suas relações com o outro:

A homossexualidade, forma diferenciada de viver a dimensão afetiva, estudada por muitos cientistas com distintas opiniões, teve sua saída do rol dos transtornos mentais desde o século passado, pondo fim às oficiais rejeições homofóbicas preconceituosas. O Espírito é livre para manifestar sua dimensão afetiva, sexual e amorosa como lhe apraz, sendo uma questão de foro íntimo como a vive, respeitando o direito do outro com quem pretenda estabelecer relações. Evocar causas genéticas, sociais ou cármicas é, de fato, ainda não entender a natureza íntima do Espírito.

Rotular a homossexualidade como anormal ou considerá-la uma perversão ainda é parte do preconceito movido pela ignorância e pela não aceitação da própria bissexualidade psíquica, inerente a todo ser humano. A Doutrina Espírita, em seus princípios fundamentais, declara a neutralidade do Espírito quando afirma que os mesmos espíritos habitam corpos masculinos e femininos. O corpo físico, com sua anatomia e seu funcionamento, é incompetente e ineficiente para manifestar a diversidade sexual que pulsa na intimidade da alma, tampouco é capaz de conter a ânsia que domina o Espírito em ser ele mesmo. A evolução deverá permitir, pelas diferentes formas de relações humanas que estão surgindo, que haja livre manifestação da sexualidade humana sem que se precise criar casuísmos nem eliciar preconceitos retrógrados. O amor deve ser o elemento principal de nossa percepção a respeito do comportamento de alguém.
Adenáuer Novaes
Psicólogo Clínico

Q.367 - Unindo-se ao corpo, o Espírito se identifica com a matéria?
“A matéria é apenas o envoltório do Espírito, como o vestuário o é do corpo. Unindo-se a este, o Espírito conserva os atributos da natureza espiritual.”
Q.200 - Tem sexo os Espíritos?
“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”
Q.201 - Em nova existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?
“Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.”
Q.202 – Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou  no de uma mulher?
“Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar.”
O Livro dos Espíritos (79ª edição -Feb)
Allan Kardec


HOMOSEXUALIDADE SOB A ÓTICA DO ESPÍRITO IMORTAL

1. Qual a visão espírita sobre a homossexualidade? É ou não uma doença à luz do Espírito imortal?
A homossexualidade, segundo a ciência, é uma orientação afetivo-sexual normal.
Não há uma visão que seja consenso sobre o assunto no movimento espírita, mas há excelentes textos dos espíritos André Luiz e Emmanuel nos direcionando o pensamento e a reflexão para o respeito, acolhimento e a inclusão da pessoa homossexual, entendendo a homossexualidade como uma condição evolutiva natural (e o termo “natural” como sinônimo de “presente na natureza”) decorrente de múltiplos fatores, sempre individuais para cada espírito. Essa condição, quando exclusiva ou predominante na vida do espírito, é construída ou escolhida em função de tarefas específicas ou provas redentoras, incluindo aí as condições expiatórias e reeducativas devidas a abusos afetivo-sexuais no passado, que parecem ser a causa determinante da maior parte das condições homossexuais, segundo a literatura espírita.

Emmanuel esclarece, em Vida e Sexo (psicografia de Chico Xavier), que o espírito é portador da bissexualidade psíquica, em função de ser assexuado em sua natureza e vivenciar as duas polaridades, de forma alternada, ao longo das múltiplas vivências encarnatórias. A atração sexual e afetiva da experiência presente é o resultado de uma interação de fatores biológicos e psicológicos que varia enormemente de indivíduo para indivíduo, tanto na encarnação quanto nas suas fases.
Desta forma, encontraremos indivíduos vivenciando experiência homossexual, sem ser essa a identidade predominante, caracterizando uma série de vivências que necessidade também de individualização para serem compreendidas à luz da reencarnação, sem que haja uma receita de bolo para essas múltiplas circunstâncias desafiadoras dos valores sociais, religiosos e até mesmo científicos. Explico isso com detalhes na obra Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal.

2. Qual a diferença entre orientação e escolha sexual?
A orientação sexual é definida pelo sexo pelo qual o ser se atrai. Pode ser heterossexual (sexos diferentes), homossexual (mesmo sexo) ou bissexual (os dois sexos). Há aqueles que defendem ainda que o ser pode ser assexual, ou seja, não se atrair por nenhum dos sexos. Escolha sexual é o que o indivíduo faz a partir do seu desejo, como se comporta na parceria afetiva-sexual. A homossexualidade, na maioria dos casos, é uma orientação e não escolha.
3. Em todos os casos, o espírito já renasce homossexual? É possível reverter essa orientação?
Nem sempre. A orientação homossexual pode surgir ao longo da vida, devido a múltiplos fatores biológicos, emocionais e espirituais, como acontece com os diferentes tipos de desejo heterossexual.

Não se conhecem métodos psicoterapêuticos eficazes para a para a reversão do desejo sexual e nem há necessidade disso, já que a homossexualidade é uma variante normal do desejo sexual humano, segundo a psicologia. Só há necessidade de atenção e cuidado psicológico quando o indivíduo não se aceita como é (condição egodistônica) e precisa de auxílio para a autoaceitação e auto-amor ou quando o desejo for sintoma, como no caso de abusos sexuais na infância.

4. Existem casos de homossexualidade desenvolvida exclusivamente pela educação na infância? Em caso afirmativo, é possí-vel reverter o processo?
Sim, a orientação sexual sofre influência decisiva do processo educacional, como Freud e outros estudiosos descreveram. O desejo sexual é originado, segundo a psicologia, dos movimentos reacionais inconscientes aos processos de amadurecimento psicossexual. Nesta perspectiva, toda orientação, seja hetero ou homossexual, é uma escolha inconsciente.
5. Como devem se comportar os pais de um indivíduo que se descubra homossexual?
O acolhimento amoroso da família é fundamental para que o indivíduo homossexual possa se aceitar, se compreender, entendendo o papel dessa condição em sua vida atual, e para que se sinta digno e responsável perante suas escolhas.
A família é o núcleo em que se encontram corações compromissados em projetos reencarnatórios comuns, com vínculos pessoais de cada um com o passado daqueles que com eles convivem, devendo ser cada membro dessa célula da sociedade um esteio para que o melhor do outro venha à tona, por meio da experiência amorosa.
Os pais de homossexuais poderão ler e compartilhar interessantes experiências de outros pais no site e nos livros de Edith Modesto: http://www.gph.org.br.


6. O homossexual não consegue de forma alguma ter atração por pessoa do sexo oposto ou isso pode acontecer de forma natural?
O homossexual exclusivo só se atrai por alguém do mesmo sexo, já o bissexual se atrai pelos dois sexos. A bissexualidade se apresenta com porcentagens diferenciadas de desejo, assim uma pessoa bissexual pode ser homossexual predominante, ter vida e comportamento homossexual e mesmo assim ter atração minoritária por alguém do sexo oposto. E vice-versa.

7. O homem homossexual se sente uma mulher? A mulher homossexual se sente um homem?
Não, o homossexual tem a identidade do próprio sexo, o que significa que se olha no espelho e se sente do seu sexo biológico, não se sente do sexo oposto nem deseja sê-lo. Isso não impede que as identificações sejam com o mesmo sexo ou com o sexo oposto, fazendo com que o indivíduo seja mais ou menos masculinizado ou feminilizado.

8. Considerando a imortalidade da alma, como entender os relacionamentos homossexuais?
Como caminhos de crescimento espiritual, como qualquer relacionamento, desde que pautados no respeito, na afetividade e na amorosidade. A postura na vivência da sexualidade, para homossexuais, deve ser a mesma aconselhada pelos espíritos a heterossexuais: dignidade, respeito a si mesmo e ao outro, valorização da família, da parceria afetiva profunda no casamento e dedicação da energia sexual criativa em benefício da comunidade em que está inserido.

9. Muitos consideram que a abstinência é uma recomendação educativa no caso de homossexualidade. Qual seu parecer?
Muitos poucos espíritos estão prontos para a abstinência sexual, que só é útil quando a serviço do benefício coletivo ou como medida disciplinar em casos de compulsão sexual.
O homossexual tem direito a uma vida afetiva e sexual plena, competindo a cada um o reconhecimento do que lhe convém ou não, em termos de prática e conduta. Todos devem evitar os abusos, a promiscuidade, o comércio do corpo e a banalização da energia sexual, que é força sagrada destinada a alimentar o corpo e a alma de afetos e nutrição espiritual.

10. Por que e para que buscar o tratamento do vício em pornografia?
-Porque o vício da pornografia cultiva uma imagem deturpada do homem e da mulher, fazendo-os objetos de desejo, alimentando a violência interpessoal, abrindo as portas para a obsessão espiritual e trazendo à tona conflitos e núcleos afetivos adoecidos complexos do passado espiritual, que colocam o ser em perturbação, fazendo-o desvalorizar os afetos e as relações atuais, as lutas reeducativas e o aprendizado da grandiosidade da energia e prática sexual à luz do amor e da imortalidade da alma.

11. Fale sobre o HIV/aids numa visão médico-espírita.
Trata-se, em breves linhas, de uma condição de infecção ou doença, que convida o ser à reeducação afetiva-sexual e ao cultivo da espiritualidade, atitudes que fortalecem o organismo e a imunidade física e espiritual. Há um capítulo sobre o tema na nossa obra.
Andrei Moreira
Médico
Jornal de Estudos Psicológicos - Ano V l N° 23 l Julho e Agosto 2012

2 comentários:

  1. Bom dia a todos. Eu sou Dave Hua de Milton Ontario, um nativo de Filadélfia, Pensilvânia. Eu vi a necessidade de compartilhar minha experiência com o Dr. Apama porque eu seria uma ingrata se eu não contar como meu status mudou para Negativo. Fui testado HIV positivo em abril de 2010 por mais de 6 anos agora eu gastei muito dinheiro para garantir que eu permaneça saudável, há 7 meses, leio sobre Apama como ele ajudou muitas pessoas que sofrem de Hepatite, Hiv, Herpes, Hpv , diabetes, câncer e muitos outros com seus medicamentos à base de plantas. E ele me deu seu Email Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com. Entrei com o Dr. Apama, ele me disse que pode curar-me e nunca acreditei porque recebi muitos medicamentos. Enviei-me a minha informação com medo e tudo o que ele pediu para incluir os encargos. Em 2 semanas, ele me enviou suas ervas medicinais aqui em Milton Ontario e deu algumas prescrições de uso. Surpreendentemente, eu estava me tornando mais forte e me recuperando em apenas uma semana eu comecei a medicação. Na 4ª semana eu fui ver o Médico porque percebi mudanças significativas fazendo tudo que eu não poderia fazer antes e um teste foi realizado e foi chocante que o resultado foi Hiv Negativo. Para mim, eu nunca acreditei que o Hiv tenha uma cura e eu duvidava da medicação porque um amigo me disse falso Médicos são muitos on-line e ele pediu uma série de cheques que eu tenho feito por 5 meses agora em diferentes laboratórios que todos leram Hiv Negativo Estou tão animado e grato. Eu acho que é hora de compartilhar meu testemunho para ajudar tantos sofredores por aí e muitos perderam a esperança, duvidando como eu fiz e algumas vítimas de médicos falsos, não desista. Exorto-o a escrever APAMA no Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com e Seu número de Whatsapp: +2349072570496 para Hiv, Herpes, Câncer, Hpv, Hepatite B, C, Diabetes, Sífilis, Asma e outras doenças incuráveis ​​e diga-lhe sua doença. Creio que você sorrirá e viverá uma vida saudável novamente depois de tomar as Ervas de Apama.
    Você pode me escrever em Davehua12@gmail.com, Twitter handle @ Davehua12

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  2. Obrigada pelo seu depoimento Dave. E lembre, se houve cura foi porque a Cura interna, do seu espirito, já tinha acontecido!!! Parabéns!!!

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