segunda-feira, 24 de outubro de 2022

 

O que é ovoide e como se livrar deles?

O que é ovoide no Espiritismo?

Os “ovoides”, constituem estes espíritos infelizes, obstinados na infinita fixação monoideística* que modificaram seus invólucros espirituais para uma forma ovalada à semelhança de um crânio humano.

O ovóide no Espiritismo representa um espírito obsessor em um complexo processo de resgate de compromissos morais entre o credor desencarnado e o devedor encarnado.

As ocorrências dessa ordem mostram que uma vez sintonizados na mesma gama de sentimentos e pensamentos, vítima e verdugo compartilham painéis dolorosos dos deslizes cometidos.

A Misericórdia Divina, por meio de seus agentes vigilantes, após estudo minucioso do caso em litígio, pesando atenuantes e agravantes, promove a reencarnação daquele espírito que necessita deste recurso para se desvencilhar do ciclo vicioso das obsessões, dando ensejo à recuperação dos envolvidos.

ps: monoideísmo é um estado psicológico em que uma única ideia ou associação mental coordena, prevalece ou domina toda a organização psíquica.

Planejamento reencarnatório

No retorno do espírito beneficiado ao ventre materno, sofrerá a mulher, indicada por seus débitos, à gravidez perturbada pelas forças obscuras do feto em gestação.

A formação do novo corpo físico do espírito perturbado por suas dores e desejos infelizes ajudará a esquecer-se do passado e imprimirá nos tecidos somáticos as marcas necessárias ao seu reajuste.

Institutos de escultura anatômica, informa André Luiz no livro: Evolução em Dois Mundos, que funcionam no Plano Espiritual desenvolvem formas diversas de modo a orientar os mapas de serviço que o reencarnante deverá atender após o nascimento.

Como a vida mental desequilibrada do obsessor não estará integrada à formação do novo corpo, poderão acontecer as mutilações e enfermidades benéficas, inibições e dificuldades orgânicas de caráter inevitável para promoção e aprendizado do espírito que antes recalcitrante no mal recomeçará sua caminhada estágio a estágio à sua ascensão educativa.

As obsessões existem em graus e tipos diversos que podem ser simples ou complexas conforme assevera Allan Kardec na Segunda Parte de O Livro do Médiuns no capítulo XXIII – Da obsessão.

O processo de obsessão mais comum ocorre quando um espírito desvencilhado de seu corpo físico resolve, pelo seu livre-arbítrio, vingar-se de uma pessoa encarnada a ele vinculada por compromissos menos felizes.

Esta troca energética perniciosa, análogo ao fenômeno das parasitoses, irá paulatinamente causar ao hospedeiro danos significativos em seu corpo, mente e espírito.

Ovoides e a justiça com as próprias mãos

 



O termo “ovoide” foi citado pela primeira vez na literatura espírita pelo Espírito André Luiz no livro Libertação, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Esta obra foi publicada em 1949 e causou surpresa entre os estudiosos do Espiritismo, pela natureza de sua narrativa, evidenciando uma cidade no mundo espiritual governada por entidades perversas, especializadas em realizar a “justiça com as próprias  mãos”.

Os Magistrados, como foram chamados, reuniam espíritos endividados com a Lei Universal, para utilizá-los como obsessores das pessoas que estariam comprometidas com crimes praticados na presente encarnação ou em encarnações anteriores.

Obsessão e ovoides



O processo de obsessão que envolve os ovoides tem seu alicerces em crimes hediondos que normalmente envolvem vários personagens ou grupos de espíritos perversos que se arvoram em extinguir os núcleos de socorro espiritual.

André Luiz exemplifica um caso de obsessão deste teor, quando uma Senhora de engenho mandou assassinar uma escrava que se tornou mãe de dois filhos do Patrão e ainda vendeu as crianças, que por falta de cuidados, desencarnaram logo depois.

A mãe desencarnada, encontrou os filhos e o grupo familiar se transformou em cobradores de quem os infelicitara.  Os três ovoides (mãe e dois filhos) perseguiram tenazmente a culpada e perturbaram-lhe a casa mental vampirizando-lhe a saúde até sua desencarnação.

Outro caso do livro Libertação, se refere à uma médium de grande potencial que se envolvendo com entidades desequilibradas que lhe despertavam ciúme e desconfiança do marido devotado às lides espirituais, se converte em pouso deplorável de entidades ovoides vampirizantes que queriam encerrar com as reuniões mediúnicas realizadas por ela e o marido e outros trabalhadores espíritas na seara da desobsessão.

Mundo de Regeneração

No livro de Manoel Philomeno de Miranda: No Rumo do Mundo de Regeneração, psicografado por Divaldo Pereira Franco, descreve certa região no Mundo Espiritual (Cidade da Justiça) que abriga entidades sofredoras e vingativas constituindo-se também de numerosos espíritos ovoides e outros indefiníveis “demônios” que a imaginação desequilibrada pode mentalizar e construir de maneira fluídica, cuja finalidade é corrigir “injustiças” praticadas em nome de Jesus, aquele que foi capaz de interceder junto à Deus para que perdoasse todos os nossos pecados.

Nesses intrincados panoramas do Mundo Espiritual vemos que os processos obsessivos se desenvolvem a partir de ideias infelizes que são lançadas pelos obsessores e assimiladas por aqueles que vibrem na mesma sintonia criando elos e laços fluídicos desequilibrantes.

Estabelecido a permuta entre os envolvidos, desenvolve-se uma interdependência que resultará no domínio da mente mais equipada sobre a mais fraca e ingênua.

Isto pode acarretar prejuízos morais e físicos ao hospedeiro. E o obsessor poderá colocar seu plano de vingança em ação.

Leia também: Obsessão Espiritual: Sintomas e Tratamento. Como afastar os maus Espíritos?

Perispírito de um ovoide



Allan Kardec denominou perispírito nosso corpo espiritual, intermediário entre o corpo físico e o Espírito, elaborado a partir do Fluido Cósmico Universal.

O corpo espiritual, ou perispírito não é o reflexo do corpo físico e sim o contrário. É o corpo físico que reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual.

No perispírito encontram-se os centros vitais que acoplados aos plexos nervosos do corpo físico permitem as trocas fluido-energéticas inerentes à continuidade da vida terrestre.

Se estas energias são interrompidas, acontece a morte do corpo físico, mas o veículo espiritual sobrevive.

O Espírito e o corpo espiritual que o envolve, se aprimoram em conjunto nas experiências de ação e reação no plano terrestre e nas regiões espirituais.

O perispírito portanto, é suscetível de sofrer alterações múltiplas conforme nosso comportamento acarretando patrimônios morais ou disfunções da alma, dependendo do bem ou das más ações realizadas.

Pela oclusão de estímulos nos diversos centros do corpo espiritual estes se retraem ou atrofiam por ausência de função, e se voltam instintivamente para a sede do governo mental.

Se estes pensamentos permanecem em circuito fechado, como nas monoidéias degenerativas, o perispírito toma a forma ou transubstancia-se  em um uma aparência ovoide em torno dos centros coronário e cerebral em detrimento dos demais.

Perdendo a capacidade de se locomoverem, por vezes são transportados e implantados fluidicamente nas suas vítimas para o parasitismo infame, conforme descrito nas obras literárias citadas.

Leia também: Fluido Vital e Perispírito: o que são os fluidos espirituais, afinal?

Aproximação dos ovoides de acordo com o nível de vibração das pessoas

ovoides vibracao

Em círculos escuros de desencanto e desesperação, misturam-se milhões de seres, conclamando comiseração. Inumeráveis famílias de criaturas operam em determinada frequência do Universo e o amor divino alcança-nos a todos.

Como nos encontramos nos primeiros estágios da evolução espiritual, espíritos imperfeitos que somos, agitam-se acima da crosta milhões de espíritos que partilham conosco, as criaturas terrenas, suas dificuldades, seus pequenos esforços de alcançar as virtudes e seu pequeno senso de responsabilidade, tanto quanto nós mesmos.

Como assevera o Ministro Flácus, conforme narrativa de André Luiz no livro Libertação:

“Fora do amor verdadeiro, toda união é temporária e a guerra será sempre o estado natural daqueles que perseveram na posição de indisciplina. Um reino espiritual, dividido e atormentado, cerca a experiência humana, em todas as direções intentando dilatar o domínio permanente da tirania e da força”.

Assim como existem agentes da perturbação, da desordem e da sombra, há uma corrente brilhante e maravilhosa de criaturas encarnadas e desencarnadas desferindo glorioso cântico de trabalho, imortalidade, beleza e esperança, exaltando a vida.

Direção espiritual

A obsessão, por isto mesmo, é um problema de direção espiritual.

O mal corresponde ao desperdício do tempo ou o emprego da energia em sentido contrário aos propósitos de Deus e suas Leis Universais.

Existe um ditado que diz: Diga-me com quem andas, que te direi quem és. Elevando o conceito para as conquistas espirituais e as obsessões, podemos dizer: Diga-me o que pensas, que te direi com quem andas.

O espírito encarnado sofre a influenciação inferior, através das regiões em que se situam o sexo e o estômago, e recebe os estímulos superiores através do coração e do cérebro. Exercendo a nossa vontade, escolhemos nosso caminho.

O impacto das qualidades morais e virtudes no perispírito

Como as qualidades morais e as virtudes não são fáceis de adquirir, permanecemos muitas das vezes cristalizados nos hábitos infelizes, infelicitamos as outras criaturas e a nós mesmos.

Modificando nossos pensamentos e ações, podemos ficar livres das obsessões, já que contamos sempre com uma rede de servidores do bem no Mundo Espiritual dispostos a trabalhar junto conosco no resgate pessoal da luz do amor dentro de cada um de nós.

Nossa atividade mental nos marca o perispírito e nos identifica como agentes do bem ou portadores de fraca luminosidade que pode se apagar frente aos desafios naturais da vida, ou permanecer brilhando, mesmo que timidamente.

Leia também: Princípios do Espiritismo: Os 5 princípios básicos da Doutrina Espírita

Utilização dos ovoides pelos espíritos perturbados

ovoides

Os Espíritos desprevenidos e maliciosos acolhidos nas regiões espirituais onde imperam a maldade e os frutos amargos do sofrimento, padecem a vigilância de inteligências poderosas e endurecidas que imperam ditatorialmente nestas regiões.

Poderíamos pensar, por que motivo o Senhor confere a estas criaturas estes poderes? Mas também não poderíamos imaginar que estas regiões fossem governadas por espíritos benevolentes.

Na verdade são regiões onde os espíritos experimentam o remorso pelos erros praticados e inspira-os à corrigenda.

Mundo espiritual

No mundo espiritual a situação dos ovoides variam muito pelas suas peculiaridades ou características. Alguns apresentam movimentos, outros parecem estar em repouso e estão ligados a outros espíritos que lhe servem de transporte, como que imantados a eles pelas irradiações que emitem. Podendo assim serem levados ao convívio desequilibrante junto às criaturas terrestres.

Os ovoides perdem a forma perispiritual normal, devido à densidade da mente, isto é, saturada de impulsos inferiores, não conseguem elevar-se e gravitam em derredor das paixões absorventes que por muitos anos elegeram como centro de seus mesquinhos interesses.

Constituem por estas razões, como parasitas que podem ser deslocados por entidades perversas para serem acoplados a outros espíritos de seu interesse para causar-lhes o mal.

Somente a reencarnação poderá reparar os efeitos perturbadores ocasionados no corpo espiritual e assim, passarão por fenômenos dolorosos de reajuste e refazimento.

Leia também: Mundo Espiritual no Brasil: quais são os mundos e onde estão?

Fascinação e ovoides

ovoides espirito

No capítulo das obsessões, figura a Fascinação. Fenômeno descrito por Kardec em O Livro dos Médiuns, no qual identificamos uma idolatria da vítima obsidiada pelo seu obsessor que lhe engana e lhe explora física e psiquicamente.

Como o obsidiado não se sente iludido, e não aceita a ajuda proposta por terceiros, é um processo muito constrangedor e pode levar o obsidiado à situações ridículas e perigosas.

O fascinado se rebaixa pelas próprias ações, perde a noção do bom-gosto, da decência, do conforto construtivo, da beleza santificante e se entrega à lastimável relaxamento.

Elevação do espírito

Menosprezando as oportunidades de crescimento, foge ao aprendizado salutar e contrai débitos clamorosos, retardando a obra de elevação própria.

Um processo de obsessão por fascinação é complexo e exige modificações no Espírito obsessor e principalmente no obsidiado.

A vida física é um estágio educativo e de trabalho incessante para o bem.

Ela exigirá de cada um de nós, a elevação de nossos propósitos, a disciplina de nossos impulsos pessoais, a busca das manifestações mais nobres do sentimento e o esforço perseverante no infinito bem.

Dessa forma estamos constituindo vias de crescimento mental com a aquisição de luz para a vida imperecível.

Leia também: Escala Espírita: qual é a classificação dos espíritos? (Allan Kardec)

Reforma moral e como se livrar dos ovoides

Para nos livrar-nos dos ovoides, deveremos promover nossa reforma moral.

Em obsessões dessa natureza, a individualidade responsável pela desarmonia reinante, converte-se em um centro de gravitação das consciências desequilibradas por sua culpa e deverá assumir o comando dos trabalhos de reajustamento sempre longos e complicados, de acordo com os ditames da Lei.

Elevamo-nos com aqueles que amamos e redimimos ou rebaixamo-nos com aqueles que perseguimos e odiamos.

A pessoa que delinquiu e por consequência de seu remorso e culpa passou a fazer a comunhão com entidades perversas, deverá atravessar períodos de enfermidades disciplinadoras e somente através do fortalecimento da vontade, será capaz de adquirir fortaleza moral para suportar um longo período de reajuste.

Compromisso com as leis divinas

Quem assume compromissos diante das leis divinas é obrigado a encará-los de frente para o devido resgate. Deus que é misericordioso, justo e bom irá promover a melhor forma para que este processo de refazimento dos erros ocorra no momento certo e mais adequado a cada um de nós.

No caso do processo obsessivo de Margarida, relatado por André Luiz no livro Libertação, o Instrutor Gúbio somente consegue a retirada dos ovoides após desligar outros dois espíritos que estavam comandando os espíritos ovoides.

Sua remoção foi efetuada com os cuidados necessários e os ovoides foram encaminhados à estações espirituais de tratamento especializados.

A vítima, Margarida, era filha de um Juiz que condenou injustamente um jovem e seu pai desencarnado agora cobrava a devastação da família em função do erro jurídico cometido.

Com sua melhora, após a retirada dos obsessores de seu lar, a jovem ergue-se e começa a trabalhar nas tarefas espirituais redentoras.

Ainda receberia a benfeitora Matilde como filha para ajudá-la em seu caminho libertador.

Leia também: Lei de Causa e Efeito: o que é e como funciona no Espiritismo?

Conclusão

Para reajustarmos nossas energias deveremos nos dedicar, dentro dos círculos de nossa capacidade de atuação, a levantar os sofredores, plantar as sementes da esperança e vencer as tentações do mundo.

Para não sermos influenciados pelo mal, deveremos apoiar-nos constantemente no bem.

A libertação das amarras dos obsessores exige de nós uma transformação moral para melhor.

Amor e disciplina. Conhecer as verdades sublimes do Criador e aplicar-se ao trabalho renovador.

A obsessão é fenômeno pouco conhecido mas vulgarmente disseminado na sociedade terrena e é preciso que os estudos sobre o assunto sejam estendidos a todos os frequentadores da Casa Espírita, para que trabalhem pela sua renovação íntima e prossiga amando e perdoando a seu próximo.

Gostou do conteúdo?

Dê sua opinião e sugestão de novos assunto para abordarmos.

Deus nos abençoe a todos.

Referências bibliográficas

  • Kardec, Allan. O Livro dos Médiuns, FEB, Brasília, 2005.
  • Luiz, André (Espírito) Libertação – Psicografado por Francisco Cândido Xavier, Rio de Janeiro, FEB, 2003.
  • Luiz, André (Espírito) Evolução em Dois Mundos – Psicografado por Francisco Cândido Xavier, Rio de Janeiro, FEB, 1999.
  • Miranda, Manoel Philomeno (Espírito) No Rumo do Mundo de Regeneração – Psicografado por Divaldo Pereira Franco – LEAL Salvador, 2020.

 daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem e ,se preferir,também seu email que lhe reponderei pessoalmente.Abço,Raquel.